segunda-feira, 23 de abril de 2012

Montagem do Arduino Severino

Algumas semanas atrás fiz o teste do Arduino Severino. Como fiz a montagem sozinho o único componente que gerou dúvidas foi o capacitor C8 pelo fato do mesmo estar com o positivo aterrado que não é comum. Salvo a exceção de quando a tensão for negativa e nesse caso ele vai trabalhar no ciclo inverso. Porém essa filtragem só ocorre em um semiciclo, então o mais correto seria não utilizar o capacitor bipolar e sim o apolar (considerando-se a polaridade pelo sentido da tensão e não da corrente).

http://toxinavirtual.blogspot.com.br/2011/11/arduino-severino_25.html

Seguem as fotos da montagem:





A primeira surpresa foi descobrir que o ATMega328 já vem com o Sketch Blink gravado de fábrica, logo que liguei a fonte de 12V o led já começou a piscar. Cometi um segundo erro ao montar um cabo RS-232 comum conforme o link abaixo.

http://www.storesat.com/tvsatelite/rs232.asp

O cabo RS-232 é utilizado para ligar um computador ao outro. Como os conectores dos computadores são sempre DB9 macho então o cabo é feito por DB9 fêmea em ambos os lados. Tive que desmontar e fazer apenas uma extensão com um conector macho e outro fêmea.

No software utilizei o Crunchbang que é equivalente ao Ubuntu, porém estável. Para instalar a IDE do Arduino:

sudo apt-get install arduino

Para a execução da IDE basta chamar pelo nome no terminal, porém o ideal é acessar como usuário root para garantir que não haverá problemas de acesso às portas paralela, USB e serial:

sudo arduino

O jumper da serial deve estar conectado para habilitar a serial. O outro jumper é do reset automático e não cheguei a utilizar.

Para gravar o bootloader fiz a montagem do cabo da paralela:

http://www.arduino.cc/en/Hacking/ParallelProgrammer

Quando fui gravar o bootloader deixei o jumper do reset automático conectado e devo dizer que não foi uma boa ideia. O Bootloader foi apagado nesse momento e nenhum sketch subia mais para o Arduino. Coloquei o CI em uma placa de Arduino UNO e o Sketch também não subiu. Nesse momento ficou clara a diferença entre sketch e bootloader. Demorei um tempo tentando descobrir o erro. Este erro me levou a descobrir que pode existir algum problema de corrente durante esse processo de gravação do bootloader. É necessário selecionar a placa correta para o CI, no caso selecionar o Arduino UNO ou Duemilanove. Após várias tentativas saquei o jumper do reset automático e deu certo.

Descobri outro formato de cabo com valores de resistores diferentes, algumas pessoas relataram que só conseguiram a gravação do bootloader sacando alguns resistores.

http://www.dl1dow.de/inhalt/arduino/bootloader/e_arduino_bootloader.htm


Outro formato de AVR me chamou atenção durante a pesquisa:

http://electronics-diy.com/avr_programmer.php


Não tive tempo ainda para fazer mais testes, mas pretendo colocar o osciloscópio na serial para medir e verificar o formato da forma de onda durante o funcionamento da serial.

As tensões encontradas nos pinos:

1= GND
2= 0V
3= -9.5V
4= -4.4V


As tensões são negativas e vindas diretas da saída serial do computador.

Próxima etapa seria fazer uma breakout ou alteração na placa para utilizar cabo USB.



5 comentários:

  1. e ae, Montou?
    ta funcionando?
    montei um a uns dias deu erro de protocolo
    e estou tentando descobrir o pq.

    se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  2. Funcionou perfeitamente. O CI já vem com o blink de fábrica. Cola o erro aih quem sabe eu possa ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo, tudo blz?

    Estou me aventurando no arduino severino, mas não estou tendo muito sucesso...

    Quando tento mandar algum sketch para o severino aparece a seguinte mensagem:

    Binary sketch size: 1024 bytes (of a 30720 byte maximum)
    avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding

    Meu severino tem um atmega328 e estou usando um conversor usb-serial com a gravação a partir de meu netbook.

    ResponderExcluir
  4. Certo Emannuel, à distancia é difícil dizer alguma coisa, mas o tipo de erro mostra que a sinal da conexão com a placa não está chegando. Pode ser que seja o problema no cabo, eu nunca utilizei nenhum conversor para esse processo mas tenho vontade de testar. O que falta é tempo. Quando conseguir resolver dá um retorno pra confirmar a causa do problema.

    ResponderExcluir
  5. Onde encontro os componentes para fabricar o meu?

    ResponderExcluir